top of page
Buscar

Vacina da dengue x Idosos

Atualizado: 13 de fev. de 2024



O aumento alarmante nos casos de dengue desde o início de 2024 sinaliza a iminência de uma epidemia da doença este ano.

 

Os idosos são grupo de risco, com maiores taxas de internação e mortalidade nesta populção. Em 2023 a ANVISA aprovou a vacina QDENGA, com indicação para indivíduos entre 4 e 60 anos de idade. Apesar da vacina ter se demonstrado segura, os estudos não contemplaram a população 60+, e por este motivo não está liberada para idosos até o momento.

 

A utilização da vacina em pessoas com mais de 60 anos é considerada "off-label", podendo ser liberada mediante relatório médico após avaliação individualizada para determinar os benefícios e os riscos, em uma decisão compartilhada entre médico e paciente.

 

Além da questão da vacinação, é crucial que os idosos e seus cuidadores estejam cientes dos sinais e sintomas da dengue, bem como das medidas preventivas a serem adotadas:

 

·        Hidratação adequada: Os idosos são mais suscetíveis à desidratação, portanto, é fundamental seguir rigorosamente as recomendações de ingestão de líquidos nessa faixa etária.

·        Atenção aos sintomas: Idosos podem não apresentar febre, portanto a sua ausência não descarta o diagnóstico de dengue. A presença de outros sintomas como manchas no corpo, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos deve ser levada a sério. Além disso, sintomas como falta de apetite, mal-estar e prostração também podem indicar dengue em idosos.

·        Sintomas de alarme: Certos sintomas devem acender um alerta vermelho e exigir atenção médica imediata, como dor abdominal, vômitos persistentes, pressão baixa, desmaios, letargia, diminuição da produção de urina, falta de ar e sangramento de mucosas (como nariz e gengiva).

·        Medidas de prevenção: O uso de telas mosquiteiras, repelentes e a constante eliminação de focos do mosquito em casa e nos arredores são medidas essenciais para prevenir a proliferação do vetor da dengue.

 

Portanto, enquanto aguardamos mais pesquisas sobre a eficácia e segurança da vacina QDENGA em idosos, é crucial que essa população esteja bem informada sobre os riscos da dengue e as medidas preventivas a serem tomadas para proteger sua saúde. 




Comentários


Dra Marcela Oliveira - Geriatra - CRM 191827 -  RQE 99836

bottom of page